Marcadores

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Riscos de engolir Objetos

Ontem, estive acompanhando um caso de uma bebê por um grupo que frequento no Facebook. A linda Vantentina de 8 meses que após uma cirurgia de retirada de uma presilha que engoliu e ficou presa no esôfago começou a sofrer com complicações e veio a óbito no Hospital Pequeno Príncipe, ontem segunda-feira (10).
Quem diria né, uma presilha poderia ser o início de tanta dor para os pais, familiares e amigos. E foi devido a isso que resolvi escrever hoje sobre os riscos de nossos filhos engolir objetos seja ele qual for.

Objetos mais comuns:

BATERIAS:
O maior perigo delas é de que quando expostas aos ácidos do estômago, se rompam e o conteúdo vaze.
 
AGULHAS, ALFINETES:
O grande risco na ingestão desses objetos duros e pontiagudos é de perfuração de órgãos ou obstrução da respiração.
 
PARAFUSOS:
Além do mesmo risco dos alfinetes e agulhas, o parafuso dependendo do tamanho pode se instalar em um dos pulmões sendo necessária uma broncoscopia, e caso o estômago estiver cheio pode causar complicações.

MOEDAS E BOLINHAS DE GUDE:
Uma das campeãs em acidentes do gênero. O risco delas é a obstrução respiratória sendo necessário levar imediatamente a um pronto-socorro e em casos mais graves a criança não aguenta até receber socorro.




Muita calma nessa hora mamães...

É importante lembrar que medidas adotadas em casa pode ser o grande perigo, como oferecer alimentos, tapas nas costas ou virar a criança de ponta cabeça. Até porque muitas vezes as complicações podem aparecer horas depois, então é importante sim procurar um pronto-socorro imediatamente após o ocorrido.

ATENÇÃO:
Mamães, crianças até os 3 anos tem o baço e o fígado proporcionalmente maiores do que no adulto e, ao comprimi-los sem conhecimento adequado, pode ocorrer uma ruptura nesses órgãos.
Oferecer alimentos ou forças o vômito podem agravar o problema e dificultar a ação dos médicos, se for necessário adotar algum procedimento que envolva anestesia. Além disso, tanto a ingestão de alimentos e líquidos quanto o vômito podem complicar o caso com uma pneumonia grave.
 
Vamos conhecer os possíveis sinais de algum acidente?
Muitas vezes as complicações não aparecem logo, então pense na possibilidade de seu filho ter sido vítima de um acidente assim, quando apresentarem:
• Tosse sem causa aparente.
• Infecções respiratórias repetitivas.
• Chiado no peito, geralmente apenas de um lado.
• Secreção amarelo-esverdeada em apenas uma narina.
• Obstrução nasal em apenas um dos lados do nariz.
• Coceira ou dor intensas em um dos ouvidos.

Portanto Mamães, fiquemos atentas a qualquer coisa que possa levar os pequenos a dar um susto desse em nós. Sei que não temos como ficar em cima 24horas por dia, até porque a maioria vai pra creche, escolinhas, ficam com parentes, ou babás e não podemos garantir que tenham o mesmo cuidado que nós, mas é sempre bom alertá-los sobre isso.

Beijos, com carinho!!

 

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Atire a primeira chupeta quem nunca queimou!!

Cômico se não fosse trágico!!!
Hoje um dia comum na minha rotina... Cuidar da minha filha, limpar casa, lavar roupa, lavar louça etc. Tudo que uma dona de casa e Mãe faz todos os dias. E como uma boa mãe, lá fui eu ferver as chupetas que minha filha insiste em jogar e deixar cair no chão. Coloquei 3 das 6 chupetas que ela tem (sim, tudo isso é precaução, pois quem é mãe de filhos que usam chupetas sabem que elas somem misteriosamente, hihihi) na panela pra ferver e lá fui eu toda feliz passar roupa.
Depois de um tempo passando as inúmeras roupas que estavam acumuladas (ainda tem), comecei a perceber um cheiro horrível e estranho e achei que fosse do ferro de passar, que fosse de algum tecido na qual eu estava passando, até que resolvi dar por encerrada minha atividade de passadeira. Eis que chego na sala eeeeee...

Essa imagem foi retirada da Internet, mas a minha
ficou muito parecida com isso.
Fumaçaaaa, uma fumaça branca e que cheirava muito mal estava pela casa toda. Na sala de jantar quase não via os móveis. Entrando em desespero saí pela casa toda procurando o que poderia estar queimando. Seria algum fio de eletricidade da casa? Algum aparelho ligado? Alguma lâmpada derretendo o bocal? Quando passo pela cozinha e vejo uma panela com o fogo aceso.
Meu Deus!!! As chupeeeetas!! Como não me lembrei disso? Desliguei o fogo...

Peguei minha filha que estava no chiqueirinho levei para o quarto, abri a casa toda... portas, janelas e se eu pudesse abriria a parede, pois o cheiro da fumaça de plástico queimado é terrível.
Coloquei o chiqueirinho lá fora, minha filha depois lá no chiqueirinho e fiquei por um tempo lá fora esperando a casa ventilar. Peguei a panela e levei pra fora e sobrou nada das chupetas a não ser o bico. Eita coisinha resistente, ficaram bem amareladas mas não derreteu, apenas o plástico da chupeta. E pro desespero de nós mamães, chupetas boas são caras... bem caras!! rsrs

Depois de quase ter colocado fogo na casa, comecei a encanar da minha filha ter inalado aquela fumaça, mesmo que tenha sido por pouco tempo. Por que eu mais tarde fiquei com a garganta ardendo, parecendo quando se fazia aquelas progressivas com formol, sabem?? rs

Enfim, mamães... contei aqui esse acontecido pra alertar a tomarmos cuidado com coisas assim, porque graças a Deus eu vi a tempo mas e se eu não visse?? Vamos deixar as mil coisas que temos que fazer diariamente pra fazer aos poucos, cada um no seu tempo, porque tragédias acontecem quando menos esperamos.

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

5 Dicas para seu filho economizar água!

Mãeeee cadê a água?? Isso foi o que eu escutei de uma criança falando com sua mãe, enquanto eu passeava pelo bairro com minha filha no carrinho. Fiquei surpresa, por um momento fiquei assustada, com medo. E se realmente a água acabar? Não era isso que eu imaginei pro futuro da minha filha e nem para todos nós seres humanos (apesar de que alguns mereciam ficar sem água).
 
Foi com esse episódio que pensei em escrever aqui hoje. Como você educa seu filho em questão desse assunto? Ou nunca parou pra pensar nisso? Se não parou pra pensar, veja aqui 5 dicas básicas:
 
1. NA HORA DE ESCOVAR O DENTE
- Ensine seu filho que enquanto escova o dente não há necessidade de deixar a água escorrendo. Ensine a abrir para molhar a escova com o creme dental e fechar, enquanto estará escovando os dentes e abrir apenas para enxaguar. Quer mais economia? Encha um copo com água pra que utiliza aquela quantia apenas para o enxague. Isso irá dando uma conscientização para ele desde pequeno.
 
 
 
2. VEJA SE FECHOU DIREITO AS TORNEIRAS
- Isso não serve somente para os filhos pequenos mas também para os grandinhos. Sabe aquele pinga pinga da torneira que não foi fechada direito? Achamos que essas gotinhas não são quase nada mas são sim. Portanto, verifique e sempre explique para seus filhos que essas gotas também é um desperdício.
 
3. BANHO RÁPIDO
 - Quem não gosta de ficar no banho um tempão? Ainda mais as crianças e nesse calor que anda fazendo. Mas não é certo e isso precisa ser explicado pro seu filho. De que banho faz parte da higiene pessoal e não de horas de brincadeira em baixo do chuveiro. Dá dó? Lógico que dá! Mas aposto que você ficará com dó maior de em um futuro próximo seu filho quiser água e não ter.
 
 
 
4. BRINCADEIRA DE MANGUEIRA
- Ahh quem não gosta? Mas pensando racionalmente não seria a mesma coisa que ficar horrorizada com aquela sua vizinha lavando a calçada, ou o seu vizinho dando um banho no carro? Que tal propor uma brincadeira gostosa em um parque ou bosque fresquinho com diversas árvores? Aposto que a criançada irá amar também. Afinal o que importa pra criança é a brincadeira.
 
5. LIXO NO LIXO
- Sabe aquele papelzinho que você discretamente joga no chão no meio da rua, e o seu filho por ver seus hábitos e de outros tantos, acaba fazendo igual? Isso ajuda no desperdício de água, já que o lixo que não é descartado no lugar certo, acaba indo para os cursos d’água da cidade e, quanto mais suja estiver a água, mais difícil e caro fica para limpá-la e usá-la novamente. Portanto, dê o exemplo. Não tem lixo próximo, leve-o com você até achar alguma lixeira. E verás como seu filho começará a entender o valor de bons hábitos.
 
Lógico que tem mais maneiras de evitar o desperdício, mas esses são os que mais acabam acontecendo com a criança na sua fase de desenvolvimento e aprendizagem. Melhor educar agora do que explicar mais pra frente que ele tem que passar sede pela falta de bom senso dos adultos. E de quebra você economiza um dinheirinho em sua conta de água, isso também é muito bom não acham?
 
 

terça-feira, 14 de outubro de 2014

Dor de Garganta! Quais sinais?

Boa tarde Mamães...
Por esses dias passei um verdadeiro caos cum minha filha. Ela é sempre muito alegre, brincalhona, ativa e por dias ela esteve chorona, birrenta, manhosa e ví que não estava normal. Porém, pensei que fosse dente... mas até que comecei a notar sinais de que não era dente e sim DOR DE GARGANTA!
 
E vocês... sabem os sinais de uma dor de garganta?
 
SINAIS:
- Dificuldade em engolir,
- Falta de apetite,
- Dor de garganta contínua,
- Dor de ouvido,
- Mau hálito,
- Ronco ou respiração pela boca ao dormir,
- Febre alta (geralmente acima de 38°C e calafrios,
- Gânglios inchados no pescoço e maxilar,
- Voz rouca ou perda da voz,
- Dor de cabeça,
- Baba (Geralmente confunde-se com nascimento dos dentes em bebês)

Quando desconfiar desses sintomas, procure imediatamente um Pediatra para que o mesmo faça os exames necessários e indique o melhor medicamento para seu filho. Para que a inflamação não piore e possa virar uma Amigdalite.
 
O que posso fazer para ajudar na melhora?
- Ajude a criança a ficar tranquila (atividades calmas e dentro de casa)
- Repouso
- Bastante líquido (água, chás, sucos) Obs: Alguns pediatras recomendam que sejam mais geladas, porém EU prefiro deixar em temperatura ambiente ou no caso dos chás morninho.
- Alimentos mais ralos, como sopinhas e papinhas. Frutinhas raspadas.
- Compressas mornas no pescoço
- Medicamentos à base de paracetamol ou Ibuprofeno baixam a febre e amenizam a dor. Mas isso quem deverá recomendar é o Médico!
- Umedeça o ambiente do quarto (umidificador ou até toalha molhada)
- Não deixe que ninguém fume perto do seu filho. 
 
Lembrem-se que nem toda dor de garganta é caso para retirada das Amígdalas. Até porque ela tem um papel importante na defesa do organismo. O caso de cirurgia é indicado apenas quando ocorre sete ou mais amigdalites em um único ano, cinco ou mais episódios por ano durante dois anos, dificuldade para respirar devido ao inchaço das amígdalas e adenóides (tecido linfático na parte posterior do nariz), dificuldade para engolir ou presença de um tumor na garganta ou na passagem nasal.
 
Hábitos como lavar as mãos de seu filho com frequência e não deixá-lo usar os mesmos talheres e copos que outros membros da família, ou de amiguinhos ajudam a evitar uma dor de garganta.
Então Mamães, boa sorte caso isso ocorra e muita calma ajuda muito também!

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Pais de uma cor e filho de outra cor... Será??

Vamos lá para um assunto delicado que gera muita polêmica!
Pais de uma cor e filhos de outra. Quem nunca ouviu falar em um caso assim? Ou que conhece alguém que passe por isso?
Pais morenos e o filho branco... Pais brancos e filho moreno...
E não é que coisas assim costumam causar dúvidas e até mesmo preconceito. Quem nunca viu um olharzinho diferente pra mães de uma cor e filhos de outra? Ou até mesmo nós, ficamos nos perguntando.

Casos assim já saiu na mídia algumas vezes, em que o preconceito e a desconfiança de familiares e população coloca em dúvida a integridade da relação entre os pais, ou até uma possível troca na Maternidade.

Casal de negros com o filho branco, no qual causou polêmica nessa família. Comentários de desconfiança e dúvida até mesmo da mãe sobre uma possível troca na maternidade. Um exame de DNA comprovou que realmente eram os pais do bebê.
Masss... isso tem explicação minha gente. Se chama Miscigenação e leis da genética. É sim um acontecimento raro, mas não tem nada de impossível.

"Como a cor da pele entre seres humanos é determinada por um conjunto de quatro a seis genes diferentes, casais mestiços podem, embora com pequena probabilidade, gerar bebês muito diferentes dos pais ou de seus irmãos.    
Esses vários genes contêm a receita para a produção de melanina, a "tinta" bioquímica que dá cor à pele humana. Cada um deles induz a produção de tipos ligeiramente diferentes de melanina, uns ligados a pessoas de pele mais clara, outros a pessoas de pele mais escura. Os bebês recebem cópias desses genes tanto do pai quanto da mãe. Normalmente, se o pai é branco e a mãe é negra, os efeitos se misturam: é por isso que o filho de um negro (com genes para pele escura) com uma branca (com genes para pele clara) tende a ser mulato, ou seja, ter cor de pele intermediária. Mas, em seu DNA, o bebê tem ambos os tipos de gene." (Notícia Site G1)

Exemplo: Uma mãe poderia passar a seus filhos tanto genes para pele clara quanto os para pele escura. Se quando a mãe produziu seus óvulos, ela passar para um deles apenas as cópias ligadas à pele clara. O bebê nascerá mais claro do que seus pais.

Portanto minha gente... caso ocorra isso em algum caso próximo ou até mesmo veja no dia-a-dia, vamos nos atentar antes de pensar ou falar algo que não seja verdade.

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Pintar ou não pintar o cabelo?


Meninas, boa tarde! Hoje quero falar de um assunto que considero muito importante, e que muitas mulheres (na minha opinião) considera como algo tão natural.
Eu participo de um grupo no Facebook para mulheres que estão tentando engravidar, as já grávidas e as mamães. E lá, sempre tem dúvidas de se pode ou não pintar o cabelo, fazer progressiva, ter relação sexual durante a gravidez, etc. (Graças a Deus eu não lí nada sobre poder fumar ou beber na gestação, se não acho que eu sairia do corpo).
Aí, eu sempre acabo lendo algo do tipo: "Eu pintei o cabelo a gravidez toda e meu bebê nasceu normal" (aff), "A minha médica liberou tintura sem amônia" (tonalizante não possui amônia, mas possui CHUMBO), "Eu fiz progressiva e não aconteceu nada, minha bebê nasceu perfeita" (que bom!), etc etc etc.
O que é nascer normal? Perfeita? Nascer com pernas, braços, visão etc? Só que passa o tempo, aí descobrem que o bebê tem problemas respiratórios, cardivasculares entre outros.
Eu sou daquele tipo de pessoa que acha que as pessoas devem fazer o uso do livre arbítrio sim, e eu RESPEITO todas as opiniões, a não ser que seja algo de outro mundo. Cada uma faz e age da maneira que diz respeito em questão da gravidez, mas confesso que por dentro fico me fazendo mil perguntas e com um certo ar de indignação. O problema não é nem pintar o cabelo, o meu problema maior é que tem mulheres que parece que vai perder a vida por passar 9 meses e o período de amamentação com algumas mexinhas brancas (eu fiquei, rsrs), ou com o cabelo da cor natural (nossa, que crime!), os enrolados (outro crime! Aff²). Calma minha gente, tudo isso vai passar e todas nós voltaremos a pintar, alisar, enrolar, esticar etc as medeixas sem que supostamente faça mal para os pequenos e lindos filhotinhos.
Não é não?? Boa tarde!

Retornando...

 

Voltei...

Acho que já é o terceiro blog que eu faço, pois sempre acontece um erro diferente. Mas, enquanto eu não consigo minha tão sonhada página oficial, o negócio é persistir, pois amo esse mundo da maternidade.

Uma pena, pois no antigo eu tinha feito com carinho temas tão bacanas... mas acho que vou começar a postar aqui e deixar cópia no meu e-mail pelo menos não perco, caso ocorra novamente do meu blog sumir.

Bora lá!!!